Inicial O Escritório Onde estamos Contato
Áreas de Atuação Decisões Jurídicas e Casos de Sucesso Direito dos Servidores Mais Direitos Notícias Jurídicas
Decisões Jurídicas e Casos de Sucesso - DECISÃO MANTÉM CANDIDATO COM OBESIDADE MÓRBIDA EM CONCURSO DE PROFESSOR
 
Tribunal de Justiça de São Paulo
DECISÃO MANTÉM CANDIDATO COM OBESIDADE MÓRBIDA EM CONCURSO DE PROFESSOR
O Tribunal de justiça com essa decisão respeitou o princípios da legalidade, razoabilidade que devem nortear os atos administrativos, pois a exclusão do candidato a professor  sem apontar  a incompatibilidade concreta entre a atividade de professor e as supostas limitações inerentes à condição de obeso mórbido caracteriza ato ilegal. Essa conclusão é reforçada pelo fato que o candidato  já é servidor público nas fileiras do Estado, no cargo de Professor, desde 2011, não havendo quaisquer intercorrências que denotem ou sugiram a incompatibilidade entre o seu sobrepeso e o regular desempenho da função pública.
 
Segue ementa da decisão:
 
APELAÇÃO – Servidor Público Estadual – Magistério – Candidato que é aprovado em concurso público para Professor de Educação Básica II – PEB II e não é empossado em virtude de inaptidão em sede de perícia médica – Verificação de obesidade mórbida e comorbidades – Situação que, per si, não é idônea à negativa à posse – Prova pericial que concluiu com segurança pela aptidão da demandante para o exercício do cargo de Professor de Educação Básica II – PEB II – Demandante que, no mais, já ostenta vínculo jurídico com a Administração Pública Estadual – Eliminação levada a efeito em detrimento dos princípios da legalidade, impessoalidade e razoabilidade, pertinentes à Administração Pública, afrontando os postulados constitucionais da isonomia e da dignidade da pessoa humana – "A exigência de critérios discriminatórios em edital de concurso deve ser feita precipuamente sob o prisma da lógica, bastando verificar se a diferenciação possui uma justificativa racional e necessária, ou se resulta de mera discriminação fortuita" (STJ, REsp 214456/CE, Quinta Turma, Rel. Des. Edson Vidigal, j. 19.08.99) – Precedentes desta Corte de Justiça – Sentença mantida – Recurso não provido.
 
(TJ-SP - APL: 10005932820158260053 SP 1000593-28.2015.8.26.0053, Relator: Marcos Pimentel Tamassia, Data de Julgamento: 11/10/2016, 1ª Câmara de Direito Público, Data de Publicação: 14/10/2016)
 
 
11 25570545
 
contato@cristianamarques.com.br
 
Atendimento On-line
   Venha tomar um café conosco - agende sua consulta:
    Atendimento com hora marcada: 11 2557-0545  ou   11 972264520
   
      End.: Rua José Bonifácio, 24 - Próx. a estação Sé do Metrô

  
 
Sobre
- O Escritório
- Onde estamos
- Contato
Mais
- Áreas de Atuação - Decisões Jurídicas e Casos de Sucesso
- Direito dos Servidores - Mais Direitos
- Notícias Jurídicas
CRISTIANA MARQUES ADVOCACIA - 2017 - Todos os direitos reservados.